Whatsapp aproxima médicos e pacientes

Compartilhe:
A ferramenta é útil para os médicos e pacientes. Foto: Clarice Poltronieri
A ferramenta é útil para os médicos e pacientes. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

Na correria das grandes cidades, falta tempo para ir ao médico, ainda mais se for só para esclarecer dúvidas sobre um tratamento já iniciado. Para atender melhor a essas questões, o  popular Whatsapp virou um aliado na relação médico X paciente.

Quem optou pelo uso da tecnologia, aprova. O cirurgião oftálmico Cesar Ronaldo Vieira Gomes, que atende no Vitória Apart, em Carapina, diz que o uso do Whatsapp ocorreu de forma natural. Os pacientes têm o número de seu telefone e passaram a enviar as questões pela ferramenta, que hoje é de extrema importância para sua prática clínica.

“É uma complementação do atendimento. Oriento o paciente sem ele ter que vir ao consultório. Recebo dúvidas, resultados de exames e tenho como responder logo. Auxilia tanto o médico quanto o paciente”, diz.

César conta que ajuda ainda na troca de experiência entre colegas de profissão e o trabalho da equipe para marcar ou desmarcar consultas e exames.

Apesar de facilitar a vida, tem algumas desvantagens. “Aumenta um pouco a carga de trabalho nossa. Levo uns 40 minutos por dia para responder mensagens e não tenho fim de semana, mas vale a pena”, aponta.

Os pacientes aprovam. Maria Amélia Gasparini Torezani, de Porto Canoa, fez uma cirurgia de catarata. “Não precisei usar, mas acho bom porque é mais fácil falar com o médico”, narra.

Maria Vanute, de Central Carapina, também fez cirurgia de catarata e aprova a ferramenta. “Só liguei antes da cirurgia, mas fiquei tranquila sabendo que poderia falar com ele”.

Agilidade

Ana Paula Lustoza, de Jardim Limoeiro, teve conjuntivite após a cirurgia de miopia. “Achei que fosse um problema da cirurgia. Entrei em contato e ele logo agendou uma consulta”, comenta.

O pediatra Jucelino Loureiro Carlos, que atende em Laranjeiras, também aderiu. “Tiramos dúvidas simples que evita a ida dos pais ao consultório sem necessidade”, esclarece.

“Na 1ª consulta, ele já me deu o número. Até se surgir uma manchinha nela, fotografo e envio e ele vê se precisa consultar”, elogia Pamela Silva, cuja filha é atendida por Jucelino.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também