Vítima de crime tem direito a imagens do videomonitoramento

Compartilhe:
câmeras privadas
Desde a última terça-feira (9) a Prefeitura da Serra é obrigada a fornecer as imagens. Foto: Divulgação PMS
Desde a última terça-feira (9) a Prefeitura da Serra é obrigada a fornecer as imagens. Foto: Divulgação PMS

Foi assaltado na rua, teve o carro roubado, foi vítima de algum outro tipo de agressão ou conhece alguém que tenha passado por situações parecidas? Saiba que desde última terça (09), a Prefeitura da Serra é obrigada a fornecer imagens das câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade para vítimas de violência.

É que já está em vigor a Lei 4.530/2016, de autoria do vereador Aldair Xavier (PDT), que obriga a prefeitura a ceder às imagens.  De acordo com a assessoria de imprensa do vereador, para conseguir as imagens, a vítima deve pedi-las até cinco dias após o caso de violência sofrido. E no ato da solicitação, apresentar o Boletim de Ocorrência (BO).

A Prefeitura, por sua vez, tem até 48 h para ceder o material ao solicitante. “Como parte interessada, como um gesto de transparência e até como contribuição na elucidação dos fatos investigados é importante que a vítima tenha acesso ao material”, diz Aldair.

O vereador acrescentou ainda que é responsabilidade da vítima identificar o local onde aconteceu o crime para que a prefeitura saiba de qual câmera deva ceder as imagens.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também