Vídeo mostra situação dramática de represa que abastece a Serra

Compartilhe:

Um vídeo produzido pelo cineasta Vanildo Kruguer, morador de Santa Maria de Jetibá, município das montanhas capixabas, está causando grande repercussão na internet. É que o vídeo mostra como volume d’água da represa de Rio Bonito caiu em um ano, com imagens comparando a situação em setembro de 2015 e 2016.

Na represa estão armazenadas as água que ainda sustentam o que resta de vazão no rio Santa Maria, que atende toda a Serra, zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão e bairros de Cariacica próximos a rodovia do Contorno, totalizando cerca de 700 mil pessoas atendidas.

Além de também abastecer o complexo industrial de Tubarão, o maior consumidor individual do rio. A represa pode armazenar 26,5 bilhões de litros de água, mas segundo a Cesan nesta quinta – feira (22) está apenas com 24% da capacidade.

O secretário executivo do Comitê de Bacia do Rio Santa Maria, Roberto Ribeiro, alertou que neste cenário, mesmo com racionamento, a água pode acabar em menos de um mês. É que a quantidade de água que chega na represa é menos da metade do que está saindo.

Veja o vídeo feito pela empresa de Vanildo, a KG Filmes em parceria com o site  Jequitibá Online.

https://www.youtube.com/watch?v=ORmRDAx6JbQ

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também