Venda de caranguejo-uçá proibida a partir deste sábado na Serra

caranguejo
O segundo período de andada do caranguejo acontece em fevereiro de 17 a 24. Foto: Ana Paula Bonelli
Compartilhe:
Serra
Período de defeso tem intuito de garantir que estes crustáceos possam se reproduzir na Serra e em todo o país. Foto: Ana Paula Bonelli

A preservação da fauna da Serra, principalmente quanto a espécies de consumo alimentar, é uma pauta importante e de necessária conscientização dos moradores da cidade. E reforçando a proteção de um dos animais da região, a partir deste sábado, começa o período do defeso do caranguejo-uçá, época em que ficam proibidas a captura e comercialização do crustáceo.

De acordo com as informações divulgadas, o defeso vai até 30 de novembro, para machos e fêmeas, seguindo até 31 de dezembro apenas para as fêmeas. É neste período, conhecido como “andada”, que os caranguejos saem das suas tocas para o acasalamento. Por isso, a semana do defeso tem como objetivo principal garantir que estes crustáceos possam se reproduzir.

+ Garotada da base do Serra F.C duela pela Copa Ouro no Robertão

Vale ressaltar que durante o período, ficam vetadas também a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento e o armazenamento.

E para garantir o cumprimento do período do defeso, a fiscalização de Meio Ambiente vai atuar em ações de fiscalização no município. Quem for flagrado desobedecendo o defeso do caranguejo-uçá pode ser punido com até três anos de prisão.

Além disso, a  população também pode contribuir com os trabalhos dos fiscais, denunciando a quebra do defeso para a Fiscalização Ambiental, por meio dos telefones (27) 99951-2321 e 3291-7435.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também