Veja dicas de como evitar doenças do inverno

Compartilhe:
A gripe é uma das principais doenças da mudança de tempo. Foto: Divulgação
A gripe é uma das principais doenças da mudança de tempo. Foto: Divulgação
A gripe é uma das principais doenças dessas mudanças de tempo. Foto: Divulgação

Um dia está aquele sol, outro já está aquela chuva. Esse tempo meio “louco” contribui para o aparecimento de algumas doenças da época mais fria do ano e também favorece as crises alérgicas. Esses são os principais motivos para o aparecimento de doenças respiratórias como a sinusite, rinite e asma, bronquite, entre outras.

O inverno também favorece a diminuição da imunidade, o que predispõe a tosse, coriza e dificuldade para respirar e a congestão do nariz, criando condições favoráveis à propagação do vírus da gripe e do resfriado.

Algumas atitudes simples do dia a dia podem prevenir os desconfortos típicos dessa época do ano. Para evitar esses incômodos, é importante: evitar aglomeração e locais fechados; limpar os olhos e narinas com soro fisiológico quando estiver gripado ou resfriado; não compartilhar o mesmo lenço; lavar as mãos constantemente; beber bastante água; agasalhar-se bem; evitar o consumo de alimentos muito gelados; e manter as roupas de cama sempre limpas.

A gripe também pode ser evitada tomando a vacina contra a Influenza. A vacina é obrigatória para idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas. Na campanha contra a gripe, realizada em maio deste ano, o município vacinou mais de 88 mil pessoas.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também