Vale e Arcelor são as principais responsáveis pelo pó preto, diz ex- diretor de Meio Ambiente do ES

Compartilhe:
Poeira visível sobre o complexo de Tubarão fotografada sábado (11) do morro do Moreno em Vila Velha. Foto: Divulgação

A Vale e a ArcelorMittal são as principais responsáveis pelo pó preto que há décadas atinge os moradores da Grande Vitória. A afirmação é do ex-diretor do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Cláudio Denícoli, que deu a declaração na manhã desta segunda (13) durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto na Assembleia Legislativa.

Claudio esteve à frente do Iema em 2012 e 2013, órgão que é responsável pela licença ambiental das siderúrgicas e também por monitorar a qualidade do ar na Grande Vitória. E foi secretário de Meio Ambiente da Serra entre 2009 e 2012. Atualmente Denícoli está à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Meio ambiente de Cariacica.

Além de apontar as duas empresas como principais responsáveis pela poluição, Cláudio disse que nem o ar de São Paulo é tão sujo.  Aos deputados da CPI contou que morou próximo à Avenida Paulista e que nem lá há tanto pó preto como na Grande Vitória.

Denícoli e o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Jader Mutzig, disseram aos deputados que eles devem focar na Vale e Arcelor, porque se forem focar em outras fontes como trânsito e construção civil, o estado não vai avançar no controle de poluição.

Incomodados com a poeira

Também na reunião desta segunda (13), a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, disse que todos se sentem incomodados com o pó preto vindo do Complexo de Tubarão.  Ela também falou a estrutura dos órgãos de meio ambiente é deficiente. “Tenho acompanhado alguns debates da CPI e acho que o momento é de se avançar na tomada de decisões”, conclui.

Com informações site da Assembleia Legislativa

 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também