Vacinação contra HPV é ampliada para usuários da PrEP na Serra

Compartilhe:
Serra Vacinação HPV PrEP
Crédito: Divulgação
Serra Vacinação HPV PrEP
A vacinação contra HPV foi ampliada para usuários da PrEP na Serra. Crédito: Divulgação

Pessoas de 15 a 45 anos que tomam Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) agora também podem se vacinar contra o HPV – papilomavírus humano. A ampliação do público-alvo na Serra segue as orientações da nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde.

A partir desta terça-feira (09), quem precisa de imunizar contra a doença pode recorrer a uma das unidades de saúde da Serra, sem necessidade de agendamento, mas de acordo com o horário da Sala de Vacina de cada uma delas. O imunizante disponível é o quadrivalente (HPV4).

Para se vacinar, é necessário apresentar qualquer tipo de comprovação de que faz PrEP (formulário de prescrição do imunizante, prescrição de PrEP, cartão de seguimento), conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

A PrEP é uma das formas de prevenir a infecção pelo HIV, caso ocorra exposição ao vírus.

O público-alvo da vacinação contra a HPV já inclui: crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, no esquema de dose única; pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e Aids; pacientes oncológicos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR), transplantados com três doses; e pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes vítimas de violência sexual.

Sobre o HPV

O HPV é uma IST e está associada a verrugas nos órgãos genitais e ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, pênis, anus e orofaringe.

Além da transmissão sexual, o vírus também pode ser passado por contato direto com a pele ou mucosa infectada. Existem mais de 100 tipos, sendo pelo menos 14 cancerígenos, conhecidos como de alto risco.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também