UTI Neonatal do Dório Silva fica na Serra

Após queda de braço entre comunidade e Governo o Conselho Estadual de Saúde decidiu manter os 26 leitos no município
Compartilhe:
A decisão foi tomada na última quinta-feira (18). Foto: Divulgação
A decisão foi tomada na última quinta-feira (18). Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

Por decisão do Conselho Estadual de Saúde, os 26 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Dório Silva permanecerão na Serra. O assunto voltou a ser debatido há uma semana, quando o secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, convocou reunião extraordinária para deliberar sobre o assunto. O encontro ocorreu na quinta-feira (18), quando o Conselho reafirmou a decisão de manter os leitos na unidade da Serra.

“O Conselho bateu o martelo e decidiu pela permanência dos leitos. É uma entidade soberana. Agora, cabe ao secretário de Saúde assinar a resolução e ao governador Paulo Hartung (PMDB) publicar decreto no Diário Oficial ratificando a decisão. Do contrário iremos ao Ministério Público Estadual solicitar que intervenha no caso”, disse Jean Carlo Cassiano, membro do Conselho Municipal de Saúde, que participou da reunião.

O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (22) para comemorar a decisão. “Houve equilíbrio e sabedoria do Conselho e de seus membros”, pontuou.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde confirmou que o Conselho Estadual de Saúde deliberou pela não transferência dos leitos de Utin do Hospital Estadual Dório Silva para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha. “A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enquanto gestora do Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenadora da rede de terapia intensiva neonatal continuará no seu papel de buscar as melhores soluções para garantir o adequado atendimento às gestantes e bebês de alto risco em todo o Estado”, disse em nota.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também