Usina em São Mateus transforma entulho em matérias-primas para a construção civil 

Usina São Mateus
Compartilhe:

O município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, agora tem uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil. A UreSama faz o processamento dos entulhos provenientes de obras e demolições e transforma-os em matérias-primas que voltam ao processo produtivo. 

Brita, solobrita, areia industrial, granilha e pó de pedra são alguns dos produtos reciclados comercializados pela usina. Testes indicam que a qualidade deles é até superior a de materiais in natura. E o preço é pelo menos 30% inferior. 

Com isso, a UreSama, localizada no bairro Rodocon, atua tanto como solução para o descarte adequado de resíduos quanto como fornecedora de materiais para empresas e pessoas que prezam pela sustentabilidade. 

“É uma grande vantagem do ponto de vista ambiental, porque reduz a necessidade de extração desses materiais da natureza e também dá uma destinação correta aos entulhos, hoje um desafio dentro das cidades. Além disso, gera economia”, citou o diretor da UreSama, Douglas Mol.

Além de receber os entulhos de empresas e caçambeiros contratados por pessoas físicas, a usina também oferece o serviço de coleta no endereço do cliente. 

“O descarte adequado é adequado é muito importante, e o descarte inadequado gera punição. Quem faz obra em casa ou em empresa e contrata um caçambeiro para descartar os entulhos, por exemplo, é responsável pela destinação que será dada a eles. Se o profissional contratado for flagrado descartando-os inadequadamente, ele é penalizado, e o contratante, responsável pela origem dos rejeitos, também é responsabilizado”, explicou Douglas Mol. 

Os valores tanto para o transporte quanto para o descarte devem ser consultados na hora da contratação dos serviços, pelo telefone (27) 99252-9665. O mesmo contato vale para quem quer comprar os materiais reciclados.

Quem destina os entulhos à UreSama recebe certificado que comprova o descarte correto, um controle importante para o meio ambiente e para a sociedade, pois gera a oportunidade de reaproveitamento e evita a criação de lixões pelas cidades.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também