Unidades de saúde já têm vacina contra HPV para meninos e meninas

Compartilhe:

A partir desta semana, todas as unidades de saúde do município estão disponibilizando a vacina Tetravalente contra o vírus Human Papiloma Vírus (HPV) para meninos de 12 e 13 anos e meninas entre 09 e 13 anos.

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e o morador deve procurar a mais próxima de sua residência para saber o horário de funcionamento da sala de vacina.

Lembrando que é importante que a mãe ou responsável pela criança leve o cartão de vacina com documentação na hora da vacinação.

O objetivo da vacinação contra HPV é de prevenção do câncer de colo de útero e de pênis, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por essa enfermidade. Esta vacina protege contra quatro subtipos mais freqüentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e apresenta 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferência na resposta de anticorpos a qualquer uma delas.

HPV

O vírus do HPV é transmitido pelo ato sexual. A vacina é destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito para infecção pré-existente da doença pré estabelecida, portanto a vacina não tem efeito terapêutico no tratamento do câncer de cólo de útero e de pênis e outras lesões.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também