Ufes se defende na CPI dos Maus-tratos a Animais

Compartilhe:
Protetores denunciam maus-tratos e abandono de animais no campus da universidade. Foto: Reprodução Facebook

Na reunião da CPI dos Maus-Tratos aos Animais, presidida pela deputada Janete de Sá (PMN), realizada na noite desta terça-feira, 6, os representantes da Ufes apresentaram o termo de cooperação técnica, elaborado em parceria com a Prefeitura de Vitória e a Sociedade Protetora dos Animais, para resgatar os animais que estão abandonados no campus, em Goiabeiras. Pelo convênio que não foi assinado, a Ufes se compromete a dar assistência médica e hospitalar e o município entraria com a logística para fazer o transporte desses animais para o campus em Alegre, onde funciona o curso de veterinária e o hospital veterinário da instituição.

O termo de acordo, de acordo com o professor Edebrande Cavalieri, que é secretário de avaliação institucional da UFES, é resultado da preocupação que a universidade tem com os animais abandonados. “O campus em Goiabeiras é aberto ao público em geral e apesar das 411 câmeras instaladas no local, nos finais de semana, pessoas inescrupulosas abandonam os animais em locais arborizados, onde as câmeras não conseguem flagrar a ação criminosa”, declarou o professor.

A presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Virgínia Brandão, confirmou a existência do termo de cooperação técnica mas não soube dizer porque ele não foi celebrado com a prefeitura.

Diante do que foi exposto na reunião, a presidente da CPI, deputada Janete de Sá, decidiu convocar novamente a UFES e a Prefeitura de Vitória, para discutir o problema e tentar achar uma solução para a questão dos animais, principalmente os cães, que vivem no campus, em Goiabeiras, e que estão sujeitos a maus-tratos, como dão conta as denúncias que chegam à Comissão Parlamentar de Inquérito.

A próxima reunião da CPI dos Maus-Tratos aos Animais da Assembleia Legislativa acontece no dia 20 de dezembro, às 19hs, no auditório Judith Leão, localizado no Pilotis. A reunião é aberta ao público.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também