Trilheiros se unem a voluntárias para ajudar moradores de rua

Compartilhe:
O evento foi realizada em parceria com o grupo Guardiões do Mestre e Servir a Todos. Foto: Divulgação

Cinquenta e cinco pessoas participaram da trilha solidária dupla que ocorreu no monte Mestre Álvaro com o objetivo de arrecadar dinheiro para ajudar moradores em situação de rua.

As duas trilhas, uma subida pela Serra Sede e outra por Furnas, em Jardim Tropical, contou com o apoio de aventureiros que, além de conhecer a montanha, doaram ajuda para o projeto ‘Servir a Todos’. A iniciativa atende moradores em situação de rua em Vila Velha.

As trilhas foram organizadas pelos Guardiões do Mestre. “Cinco guias participaram da subida. Tivemos patrocinadores que ajudaram doando algum valor para ser entregue ao grupo que faz esse trabalho voluntário”, conta Junior Nass. Patrocinaram o evento as lojas Brazuca, Pão de Nozes, Marcenaria Surreal, Fiscal Defender, Stylus Personalização, Monarca, Casa de Carnes Fabiana e Copiadora Serra Impressos.

O projeto Servir a Todos doa agasalho, cobertores e comida para moradores de rua. Foto: Divulgação

Lígia de Sousa é uma das integrantes do projeto ‘Servir a Todos’ e conta que o valor arrecadado será usado para comprar mantimentos que serão transformados em comida. “Somos três amigas que, vendo a necessidade de o morador em situação de rua, resolvemos fazer alguma coisa para ajudar. Começamos levando sopa e fazendo algumas orações.  Com o passar do tempo, foram chegando mais amigos e parceiros para ajudar, tanto na fabricação dos alimentos como nas doações, levando a palavra, louvor e fazendo orações.  Também doamos cobertores e roupas. Damos conselhos e tentamos ajudar eles a saírem das ruas com o que temos em mãos, como ajuda de alguma casa de recuperação ou até da própria família. Não levamos só alimento, mas esperança. Abraços e sorrisos e, às  vezes, lágrimas também”, conta Ligia.

Uma das criadoras do grupo, Fernanda Souza conta que o grupo já atendeu a 900 pessoas. “Damiana Maria, minha sogra e eu conversando tivemos a ideia de começar o projeto. Logo em seguida convidei a Lígia para nos ajudar e ela topou de primeira. No dia seguinte, já arrecadamos as primeiras doações, preparamos e fomos para a rua servir. Foi tão gratificante ver as pessoas felizes com tão pouco que não paramos mais. O projeto é composto por pessoas de todas as idades, de várias denominações religiosas que, voluntariamente, doam, além de seu tempo, alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores. Se cada um fizer a sua parte, as pessoas sofrerão menos”, destaca.

Cerca de 900 pessoas são atendidas pelo grupo todas as sextas-feiras em Vila Velha. Foto: Divulgação

Como os valores arrecadados com a participação nas trilhas, serão comprados gás, sucos, descartáveis, arroz, feijão, macarrão, açúcar, entre outros.  Ligia destaca a ajuda dos Guardiões.

“Me emocionei muito com o convite dos Guardiões do Mestre Álvaro. Não temos renda alguma, vivemos de doações e esse ato de amor vai nos ajudar muito e é de grande valia. O projeto ‘Servir a Todos’ tem imensa gratidão a todos os envolvidos nesse evento. Obrigado, trilheiros, patrocinadores e guias”, destaca Ligia de Souza.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também