Trânsito da Serra soma 23 mortes nos quatro primeiros meses de 2025

Serra mortes trânsito 2025
Compartilhe:
Nos quatro primeiros meses do ano foram registradas 23 mortes no trânsito, e os meses mais violentos foram janeiro e fevereiro com sete mortes em cada um. Crédito: Divulgação

O município da Serra foi o que mais registrou mortes no trânsito na Grande Vitória entre janeiro e abril de 2025. Foram 23 vítimas fatais, segundo dados do Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo. Vila Velha e Cariacica aparecem em seguida no ranking, com 20 óbitos cada.

Os meses mais críticos na Serra foram janeiro e fevereiro, com sete mortes em cada um. Em março, foram cinco registros e, em abril, quatro. A colisão entre veículos foi a principal causa das mortes, responsável por 30,43% dos casos. A maioria das vítimas era do sexo masculino (73%), enquanto as mulheres representaram 26% dos óbitos.

Em um estudo inédito, a Polícia Científica do Espírito Santo constatou que 42% das vítimas fatais de sinistros de trânsito haviam consumido álcool e/ou drogas antes do sinistro. O estudo analisou laudos do Laboratório de Toxicologia Forense (LABTOX) e do IML de Vitória da PCI-ES, entre os anos de 2013 e 2023.

De acordo com apuração do TN, No total estadual, foram 287 mortes no trânsito nos quatro primeiros meses do ano — uma leve alta em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 283 vítimas fatais. Os dados apontam uma média crescente em março e abril, com 93 e 74 mortes, respectivamente.

A nível estadual, além da Serra, figuram entre os municípios com mais ocorrências fatais Linhares (17) e Cachoeiro de Itapemirim (16).

Mais de 60 mil estudantes da rede pública da Serra terão aulas obrigatórias de segurança no trânsito a partir de agora. Crédito: Divulgação

Ações de conscientização

Para enfrentar o problema, a Prefeitura da Serra, por meio do Departamento Operacional de Trânsito (DOT), realiza ações de conscientização e fiscalização. Um dos destaques é o projeto Transitando, voltado à educação para o trânsito nas escolas municipais. A iniciativa busca formar uma nova geração de motoristas e pedestres mais conscientes por meio da educação desde a infância.

O DOT também atua em parceria com instituições como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar (BPTran), Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros e a concessionária Eco 101, promovendo operações conjuntas para segurança viária e atendimento em situações de risco.

A população também pode colaborar informando situações que envolvam risco no trânsito municipal. As denúncias e solicitações podem ser feitas pelo número de WhatsApp (27) 98182-0220, ou pelo telefone fixo (27) 3011-6909, especialmente em casos de animais soltos nas vias.

Entre as ocorrências que podem ser relatadas estão:

– Veículos abandonados

– Defeitos em semáforos

– Acidentes em vias municipais

– Animais soltos

– Riscos estruturais (fios caídos, postes)

– Derramamento de óleo em pista

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também