Transcol vai fotografar passageiro para evitar fraude

Compartilhe:
As empresas do Transcol querem reduzir as perdas com fraudes praticadas por alguns usuários. Arquivo TN

Por Anderson Soares

Equipamento que será usado para o registro da imagem dos usuários. Foto: Anderson Soares
Equipamento que será usado para o registro da imagem dos usuários. Foto: Anderson Soares

Um novo equipamento para identificação dos usuários do Transcol que tem gratuidade ou desconto na passagem está sendo instalado nos ônibus e deve começar a funcionar em 2015. Trata-se de um dispositivo de biometria facial que vai capturar a imagem do beneficiário e arquivá-la.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Transportes Metropolitano da Grande Vitória (GVBUS) ao final de cada dia as imagens serão comparadas com a foto tirada no ato da passagem pela roleta com a imagem do usuário que a entidade terá arquivada em seu sistema.

Para que isso aconteça, a GVBUS vai incluir foto junto às exigências do cadastro anual dos usuários beneficiados com gratuidade ou descontos, o que está agendado para acontecer entre as datas de 05 de janeiro e 30 de abril.

A assessoria da GVBUS informou que caso outra pessoa que não seja o beneficiário esteja usando o cartão, o mesmo será bloqueado.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também