Tem mosquito no seu bairro? Veja o cronograma do fumacê

Para receber o carro fumacê é necessário que a administração do condomínio solicite o serviço via email. Foto: Divulgação
Compartilhe:
Até a última terça-feira (5) a Serra já havia registrado  75 notificações de suspeita de zika vírus. Foto: Divulgação
Mais de trinta bairros serão atendidos até sexta-feira (1). Foto: Divulgação

Até sexta-feira – dia 1º de julho  mais de trinta bairros da Serra serão contemplados com as ações para combate ao mosquito Culex, o popular pernilongo. Os horários de atuação do veículo fumacê são pela manhã, das 4 às 7 horas, e no início da noite, de 17 às 20h30.

Na quarta-feira (29) quem recebe os serviços são os bairros Bicanga, Manguinhos, Oceania, Balneário de Carapebus, São Pedro, Conjunto Jacaraípe, Castelândia, Orla de Jacaraípe, Praia da Baleia e Portal de Jacaraípe.

Na quinta-feira (30), Costa Dourada, Jardim Atlântico, Estância Monazítica, Parque Jacaraípe, São Patrício, Bairro das Laranjeiras, Lagoa de Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Costa Bela, Capuba, Enseada de Jacaraípe e São Francisco.

Já na sexta-feira (1º) é a vez das comunidades de Boa Vista, Jardim Carapina, Serramar, Parque Residencial Nova Almeida, Reis Magos, Boa Vista, São João, Marbela, Bairro Novo, Nova Almeida/Centro, Gaivotas, Praiamar e Santa Fé.

As ações do carro fumacê são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, sempre antes do nascer do sol e no pôr do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Caso ocorram fortes chuvas, o carro fumacê passará no dia seguinte.

Aedes aegypti

Além do serviço do fumacê, a Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros do município com ações de educação em saúde no sentido de orientar moradores.

A população pode ajudar através de ações simples como, por exemplo: não deixar água parada em plantas, caixa d’água sem tampa e não jogar o lixo em local irregular. Essas são medidas que ajudam no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Disque-Dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, de locais com focos do mosquito Aedes aegypti pode ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate a endemias visitam o local.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também