Telescópio de graça na Serra para ver chuva de meteoro

Compartilhe:
A iniciativa é do Observatório Astronômico da Ufes

 Por Thainara Polito  

A iniciativa é do Observatório Astronômico da Ufes
A iniciativa é do Observatório Astronômico da Ufes. Foto: Divulgação

Na noite desta terça(21) está prevista uma chuva de meteoros provocada pelo deslocamento do cometa Halley. Quem quiser observar o fenômeno na Serra vai ter uma boa oportunidade.

É que dois telescópios da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes) serão instalados para a observação do fenômeno no estacionamento do Shopping Mestre Álvaro em Eurico Sales.

A observação vai começar às 20h e 30 e é gratuita. A ação faz parte do projeto Telescópio nos Bairros tocado pelo Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes e terá a supervisão de estudantes da instituição.

Uma delas é a graduando em Química, Luana Kiefer. Ela disse que a observação só não vai acontecer se estiver nublado ou chovendo na hora do fenômeno.

Os telescópios do GOA estão disponíveis para as escolas e comunidades da Grande Vitória e podem ser agendados pelo telefone 4009 – 7664. Além disso, o Observatório da Universidade Federal do ES pode ser visitado toda quinta-feira a partir das 19h30, na Quinta Astro, se o tempo não estiver nublado.

 

Halley

O cometa Halley é um cometa brilhante de período intermediário que retorna às regiões interiores do Sistema Solar a cada 76 anos. Em 1986, Halley passou e deixou seu rastro de poeira em sua órbita. Os cometas deixam um rastro de poeira cósmica enquanto se deslocam pelo Sistema Solar e agora a Terra se aproxima dessa região entre os dias 19 a 29 de outubro. A chuva de meteoros do cometa Harlley é parecida com uma chuva de estrelas cadentes.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também