Teleconsultas com especialistas na Serra serão ofertadas a partir desta segunda (19)

Serviço vai agilizar o acesso a especialistas e evitar que pacientes da Serra precisem se deslocar para outros municípios/ Foto: Amanda Amaral/Secom-PMS
Compartilhe:
Serviço vai agilizar o acesso a especialistas e evitar que pacientes da Serra precisem se deslocar para outros municípios/ Foto: Amanda Amaral/Secom-PMS

A Secretaria de Saúde da Serra vai implementar, na próxima segunda-feira (19), um novo serviço, que é ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde, para garantir o acesso dos munícipes da Serra às consultas de especialidades: a teleconsulta, no Ambulatório Municipal de Especialidades da Serra (AMES).

A inauguração da nova ferramenta acontece na próxima segunda-feira (19), às 8h30, e vai contar com 24 atendimentos para a especialidade de Gastroenterologia Adulta. Estarão presentes o prefeito Weverson Meireles, o secretário municipal de Saúde Diogo Cosme, além do secretário estadual da Saúde, Tyago Hoffmann. 

O principal objetivo dessa parceria, segundo o secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, é diminuir o tempo de espera nas filas para especialistas, na Serra. 

“A implantação da teleconsulta no AMES é um avanço importante para melhorar o acesso à Atenção Especializada na Serra. Nosso principal objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas, com mais agilidade e resolutividade. Além disso, essa ação vai beneficiar diretamente os serranos que hoje precisam se deslocar para outros municípios: com a teleconsulta, poderão ser atendidos aqui mesmo, perto de casa”, disse.

De acordo com a superintendente de Atenção Especializada à Saúde, Karina Daleprani, a própria regulação do Estado que irá definir se o paciente é apto à teleconsulta ou ao atendimento presencial. Quando estiver tudo encaminhado, a pessoa deve comparecer ao AMES, normalmente, passar pela recepção e aguardar ser chamado como nos atendimento presenciais. Ela explica ainda que em todas as consultas, haverá um profissional de enfermagem para auxiliar na interação entre paciente e médico. 

“Essa triagem garante mais eficiência no uso dos recursos e melhora o fluxo de atendimento. A partir do momento em que o paciente é direcionado corretamente, conseguimos reduzir o tempo de espera e, ao mesmo tempo, oferecer um cuidado de qualidade, mais próximo da realidade e da necessidade de cada pessoa.”

Segundo o secretário estadual Tyago Hoffmann, a região metropolitana de Saúde do Estado possui 23 municípios e, até então, 14 já iniciaram a oferta de Teleconsultas, sendo a Serra a 15ª. 

Ao todo, o serviço de Teleconsulta Estadual oferta 12 especialidades médicas contempladas são: Angiologia Adulto; Cardiologia Adulto; Cardiologia Pediatria; Dermatologia Adulto; Gastroenterologia Adulto; Neurologia Adulto; Ortopedia Adulto; Ortopedia Pediatria; Otorrinolaringologia Adulto; Otorrinolaringologia Pediatria; Psiquiatria Adulto; e Urologia Adulto.

Picture of Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também