Teatro cego chega à Grande Vitória com peça no escuro

Compartilhe:
O Teatro cego aguça os outros sentidos das crianças: audição, olfato, tato e até o paladar para que compreendam a trama, tudo de maneira lúdica. Crédito: Divulgação

Imagina ir a uma peça de teatro e não enxergar nada. Pois essa é a proposta do Teatrinho cego, que desembarca em Viana, entre os dias 04 e 08 de maio, e em Fundão, entre os dias 12 e 14 deste mês. O projeto leva crianças do Ensino Fundamental I para uma incrível experiência de sensações. 

Denominada “A Festa da Inclusão”, a peça aguça os outros sentidos das crianças: audição, olfato, tato e até o paladar para que compreendam a trama, tudo de maneira lúdica. 

“A plateia será convidada para a festa de aniversário da Estela, uma menina com deficiência visual, que é interpretada por uma atriz cega. As crianças entram com as luzes acesas, num cenário de festa de aniversário, se acomodam e o espetáculo tem início. Em determinado momento, acaba a luz, e somente as luzes das velas do bolo iluminam o local, até que uma amiga desastrada apaga as velas, e todos ficam completamente no escuro”, contou o diretor da peça, Paulo Palado.

+ Estado vai reformar e ampliar Terminal de Carapina após desistir de construir novo espaço

Palado disse, ainda, que as crianças vão receber um pedaço de bolo da festa e terão que adivinhar o sabor. “Uma forma de aguçar o paladar”.

Ao todo, 1.440 crianças serão contempladas, divididas em grupos de 120 pela manhã, e de 120 à tarde, durante os seis dias de apresentação, nos dois municípios. Elas foram previamente selecionadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em escolas de Viana, Cariacica e Vila Velha.

Para esses alunos, a exibição acontece em Viana. Já em Fundão, vão ocorrer apresentações para os alunos das escolas desta cidade, além de Serra e Aracruz. Um transporte vai buscar as crianças nas escolas e levar até a sede do espetáculo, com direito a kit lanche. Após as apresentações, elas serão levadas novamente para a escola, tudo de graça.

O projeto tem incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e é patrocinado pela Transportadora Associada de Gás (TAG) e a sequência das cidades selecionadas foi feita por onde passam os dutos da empresa, de norte a sul do Espírito Santo, finalizando no Rio de Janeiro.

O critério de seleção dos alunos teve o apoio das Secretarias de Estado de Cultura e Educação.

Teatrinho Cego – A Festa da Inclusão

  • Dia 06 de maio, para crianças do Ensino Fundamental I de Viana
  • Dia 07 de maio, para crianças do Ensino Fundamental I de Cariacica
  • Dia 08 de maio, para crianças do Ensino Fundamental I de Vila Velha

Local: Ginásio de Vila Bethânia – Rua Santa Helena, s/n Vila Bethânia, Viana 

  • Dia 12 de maio, para crianças do Ensino Fundamental I de Fundão
  • Dia 13 de maio, para crianças do Ensino Fundamental I de Aracruz
  • Dia 14 de maio, para crianças do Ensino Fundamental I da Serra

Local: Ginásio poliesportivo Verônica da Vitória – Rua João Arçari, s/n,Timbuí, Fundão

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também