Sinalização precária gera riscos para motoristas na ES 010

Compartilhe:
ES 010
O fluxo de veículos no local é intenso e o show de imprudência é constante. Foto: Joatan Alves
O fluxo de veículos no local é intenso e o show de imprudência é constante. Foto: Joatan Alves

Por Ana Paula Bonelli

O trecho da Rodovia ES 010 entre Jardim Limoeiro a Chácara Parreiral tem sido alvo de reclamações de motoristas, motociclistas, pedestres e moradores que transitam na região.

O problema está no cruzamento localizado na altura do Posto Arara Azul, num trecho conhecido como ‘Reta dos Motéis’, entre a ES 010 e as ruas Antônio Francisco Vecchi e Basílio da Gama. Ali a sinalização é precária.

A situação perdura há anos e faz com que motoristas que vêm das ruas laterais façam manobras arriscadas ao atravessarem a ES 010, colocando em risco pedestres e outros veículos.

“Não dá para saber o que pode fazer. Faltam placas para mostrar aos motoristas o que é proibido e o que é permitido. Eu que sou de fora fiquei totalmente perdido”, diz o turista mineiro Altair Gomes Paiva, que veio passar férias na Serra.

Para Eduardo Saly, o trecho é confuso e perigoso. “Tem motoristas que inclusive fazem retorno dentro do posto de gasolina. Aquele cruzamento é uma bagunça. Assim como outros trevos de Vila Velha e Vitória. Parece que foi mal projetado”.

O motociclista Cristiano Pereira também reclama do trecho. “O sinal fecha para os todos os lados e é neste momento que os motoristas aproveitam para dar um show de imprudência. É um trecho muito perigoso, e o risco de atropelamento e acidentes é muito alto”.

 O que diz o DER-ES

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) informa que, recentemente, realizou uma revitalização de sinalização no trecho, mas que uma equipe irá ao ponto específico para avaliar a implantação de placa, alertando sobre a proibição da conversão.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também