Setembro Dourado alerta pais sobre câncer em crianças e adolescentes

Compartilhe:
Quando diagnosticado precocemente a chance de cura chega a 80%. Foto: Divulgação Agência Brasil
Quando diagnosticado precocemente a chance de cura chega a 80%. Foto: Divulgação Agência Brasil
Quando diagnosticado precocemente a chance de cura chega a 80%. Foto: Divulgação Agência Brasil

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer dão conta que só em 2016 possam surgir no Brasil mais 12 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes. Para o Espírito Santo, este número fica em 230. Pensando em conscientizar e combater a doença, durante todo este mês acontece a campanha Setembro Dourado, que tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce do câncer.

Dados do Instituto mostram que se descoberto cedo,  a chance de cura chega a mais de 80%.

O câncer no Brasil já é a primeira causa de morte por doenças na faixa de 1 a 19 anos, para todas as regiões um total de 7%.

No Espírito Santo, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), trabalha o debate com o intuito de mostrar aos pais e responsáveis mais informações sobre os primeiros sinais e sintomas da doença. Atualmente no Estado, 700 crianças são atendidas pela Associação. Deste número 37 são da Serra.

No último dia 31, a médica pediatra oncologista Gláucia Perini Zouain fez uma apresentação sobre o tema na Assembleia Legislativa, para abordar o tema. Na página do facebook da Acacci, ela posta constantemente peças alusivas à campanha.

Os hospitais Metropolitano e Vitória Apart não irão fazer programação específica para o Setembro Dourado. Já a Prefeitura da Serra informou que não faz ações sobre o Setembro Dourado, por ser um movimento estadual. O Governo do Estado por sua vez informou que realiza palestras sobre o assunto.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também