Serviço de coleta e tratamento de esgoto é tema de reunião pública em Manguinhos

Compartilhe:
Crianças e até mulher grávida se banham em córrego que recebe esgoto não tratado de São Diogo, Jardim Limoeiro, Novo Horizonte, Laranjeiras, Morada de Laranjeiras e Camará. Foto: Fábio Barcelos.
Poluído por esgoto de diversos bairros da cidade, córrego Guaxindiba deságua entre Bicanga e Manguinhos. Apesar do risco de contaminação, riacho é usado por banhistas. Foto: Arquivo TN/Gabriel Almeida

Nesta quinta – feira (02) Manguinhos recebe reunião pública sobre obras de coleta e tratamento de esgoto. Será às 19h no Centro Cultural do bairro. A iniciativa é da Parceria Público Privada (PPP) Ambiental Serra/Cesan, que desde janeiro de 2015 é responsável pela gestão do esgoto no município.

Segundo cartaz divulgado pela PPP, a reunião vai tratar da implantação do sistema na região conhecida como Recanto dos Profetas, localizada na porção sul da orla de Manguinhos. Qualquer morador pode participar, mas o uso de máscara respiratória é obrigatório para prevenir disseminação da covid-19.

Cartaz de divulgação da reunião sobre implantação da rede de esgoto no Recanto dos Profetas. Imagem: Divulgação/PPP Ambiental Serra/Cesan

O esgoto coletado na região deve ir para a Estação de Tratamento localizada em frente ao setor Oceania, em Cidade Continental. Os efluentes dessa Estação, isto é, a água que sobra após o tratamento do esgoto, são lançados no córrego Guaxindiba, que deságua entre as praias de Bicanga e Manguinhos.

Segundo o líder comunitário de Manguinho, Guilherme Lima, a comunidade espera a reunião da próxima quinta-feira para cobrar melhorias no serviço de saneamento da cidade. Guilherme diz que há muita insatisfação em relação à poluição da praia por esgoto, tratado ou não, que é lançado nos córregos Laripe, Maringá e Guaxindiba.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também