Serranos em busca do título no Brasileiro de Jiu Jitsu

Compartilhe:
A dupla vai rumo ao título no brasileiro. Foto: Renato Ribeiro
A dupla vai rumo ao título no brasileiro. Foto: Renato Ribeiro
A dupla vai rumo ao título no brasileiro. Foto: Renato Ribeiro

Por Thiago Albuquerque

Dois serranos terão um grande desafio nos próximos dias 23 e 24. Eles vão disputar o Campeonato Brasileiro X-Combat de Jiu Jitsu Profissional, que acontece no ginásio do Tancredão, em Vitória. Wesley Silva Monteiro, 33 anos, de Bairro de Fátima e Kleydeson Prudêncio Rodrigues, de 32 anos, de Carapina Grande, são os atletas que vão em busca do título.

Há quase 15 anos no jiu jitsu, Wesley, sempre gostou do esporte, mas não tinha como treinar, pois o considera um esporte caro. “Um dia fui ver o treino e conheci um cara que me deu uma bolsa e uma oportunidade para treinar e com ele estou até hoje meu mestre Monteiro, e graças a ele e a Deus, esse ano fui campeão Sul-americano e Mundial”, conta o atleta.

Wesley disse ainda o esporte o ajuda a se sentir melhor. “Me deu disciplina e responsabilidade na vida”, diz o atleta que aproveita para enaltecer seu mestre, sua família e sua equipe CheckMat.

Já Kleydeson, luta há 17 anos, como uma forma de defesa pessoal. “Fiz vários esportes mas foi no jiu jitsu que me encontrei. Melhorou minha disciplina e comecei a desenvolver meu corpo. O jiu jitsu, é minha vida e agradeço a meu mestre Monteiro e minha esposa”, destaca o atleta que deixa ainda uma dica: “se você tem um filho pequeno apresente a ele ao esporte o mais cedo possível”.

O atleta tem um currículo invejado. Já foi campeão Brasileiro pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ) em 2004, 2º no Mundial da CBJJ, um vice e um terceiro lugar no Brasileiro de 2014 pela X-Combat e em 2015, um vice também pela CBJJ no Sul-americano. O atleta atua ainda com projetos sociais para crianças.

Falta de apoio

Os atletas falam também da falta de apoio para ajudar a arcar com custos em campeonatos. Os encargos são inscrição, quando é fora do Estado, passagem, estadia e outros. Hoje eles recebem apoio do Projeto Ser, através de seu idealizador Renato Ribeiro, que ajuda nas inscrições.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também