Serra vai aplicar segunda dose de vacina contra H1N1 em crianças

Compartilhe:
A aplicação é para grupo com idades de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Foto: Divulgação PMS
A aplicação é para grupo com idades de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Foto: Divulgação PMS
A aplicação é para grupo com idades de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Foto: Divulgação PMS

Será retomada nesta quarta-feira (25), a vacinação da segunda dose da vacina contra a gripe H1N1 nas crianças que estão inseridas no grupo de risco. O calendário da vacina é estipulado pelo Ministério da Saúde. Aplicação é para grupo com idades de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

O período da imunização vai até o dia 23 junho, nas unidades regionais de saúde. É importante destacar que os dias da vacina são as quartas e quintas-feiras. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina para que a criança receba a dose.

As unidades regionais localizadas em Feu Rosa, Serra-sede, Novo Horizonte, Serra Dourada, Jacaraípe e Boa Vista e funcionam das 7 às 17 horas.

A primeira etapa da campanha de vacinação começou no dia 18 de abril e terminou na última sexta-feira, (20). O município superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde com mais de 90 mil pessoas imunizadas.

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Doença

A Influenza A (H1N1), é uma doença respiratória que tem a capacidade de se propagar rapidamente, principalmente no inverno. Por isso, é preciso ficar atento às formas de transmissão, sintomas, tratamento e modos de prevenção.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. “Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe, como não compartilhar objetos pessoais e que as pessoas mantenham as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.” destacou a superintendente da Vigilância em Saúde da Serra, Kelly Rose Areal.

Prevenção

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

A Sesa recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também