
A cidade da Serra será um dos municípios contemplados com a instalação de totens de segurança pública, equipados com câmeras de monitoramento, botão de emergência e comunicação direta com o 190. O projeto, lançado pelo Governo do Estado, prevê a implantação de 40 equipamentos em pontos estratégicos da Região Metropolitana da Grande Vitória.
Além da Serra, também serão beneficiadas as cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Guarapari. Entretanto, fundão ficou de fora da iniciativa.
Os totens funcionam como uma espécie de posto policial eletrônico, por isso, permite que qualquer cidadão, mesmo sem celular, acione a polícia em caso de necessidade. De acordo com o governo, o investimento total na ação é de R$ 19,3 milhões, com previsão de conclusão em até 90 dias.
Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador, foi quem apresentou a proposta. Já o secretáiro Leonardo Damasceno anunciou a ideia nesta quarta-feira (18).
Leia também
Por isso, o secretário informou que a equipe escolheu as localidades que vão receber os equipamentos com base em indicadores de criminalidade.
Totens de segurança na Serra
- Terminal de Carapina
- Jardim Limoeiro
- Praça de Novo Horizonte
- Laranjeiras – Av. Central com Norte Sul
- Parque Residencial Laranjeiras
- próximo ao Shopping Montserrat – Colina de Laranjeiras
- Serra Sede
- Manguinhos
- Jacaraípe
O Jornal Tempo Novo apurou que cada estrutura mede 4 metros de altura, possui blindagem e vem equipada com câmeras 360 graus, inteligência artificial, giroflex, mensagens automáticas e conexão direta com uma central de monitoramento 24 horas por dia.
De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB) “não adianta tentar derrubar com a marreta. Porém, antes da primeira marretada, a pessoa será identificada”, brincou.
O Governo do Estado vai publicar o contrato para início da instalação na próxima segunda-feira (23), dando início à fase de execução do projeto.