
Um novo bairro completamento planejado começa a ser erguido ao lado de Morada de Laranjeiras, na Serra. Os grupos Marsanto e Guaxindiba serão os responsáveis pelo empreendimento, que foi batizado de Península Aroeiras. O novo bairro se apresenta como um projeto urbano moderno, com foco em qualidade de vida, infraestrutura completa, áreas de lazer e grande presença de comércio e serviços.
No total, o bairro terá 285 lotes, apenas residencias, com testadas mínimas de 12 metros, com tamanhos variados entre 200 m² a 400 m². Segundo Renato Maciel, um dos responsáveis pelo empreendimento, o Valor Geral de Vendas (VGV) está estimado em R$ 260 milhões.
Além disso, o empreendimento contará com 14 torres residenciais e cerca de 10 torres comerciais. Na área central, onde estarão localizadas praças e áreas públicas, os prédios terão no máximo cinco pavimentos para evitar sombreamento e preservar o conforto urbano. Já nos extremos, alguns edifícios poderão ter até 15 pavimentos, respeitando o planejamento e a ocupação do solo. A ideia é que o empreendimento fique pronto em até seis anos.
Ainda de acordo com Renato, a prioridade foi garantir qualidade, e não apenas quantidade. “Abrimos mão de mais lotes para oferecer espaços bem distribuídos, com foco em convivência e organização urbana. A maioria dos lotes está voltada para as vias principais, o que valoriza ainda mais cada unidade”, explicou.
Leia também
Península Aroeiras
Um dos diferenciais da Península Aroeiras é o modelo de gestão dos comércios. Todos os pontos comerciais do bairro serão para locação e permanecerão sob controle da empresa responsável pelo projeto. “Ao vender as lojas, perdemos o controle sobre o tipo de negócio que se instala. Nossa ideia é oferecer um mix de serviços que atendam diretamente às necessidades dos moradores e do entorno”, explicou Renato.
A mobilidade e a segurança também são pontos de atenção. Embora o bairro terá sistema de portaria e controle por cancelas, não haverá bloqueio de acesso, o sistema funcionará com abertura automática. Apesar disso, todo o local será cercado e monitorada por câmeras com reconhecimento facial e de placas. Além disso, grande parte da rede elétrica será subterrânea, com as vias internas recebendo pavimentação em blocos intertravados, visando facilitar manutenções futuras e evitar danos típicos do asfalto convencional.
Na área de lazer, a proposta é fomentar a convivência e o uso comunitário dos espaços. Para quem entra no bairro, se depara com a Praça das Artes, que terá estrutura para receber eventos culturais como cinema ao ar livre, apresentações teatrais e musicais. Já a Praça dos Encontros, principal praça do bairro, reunirá espaços para crianças, áreas pet, espelhos d’água, além de espaços para a prática de esportes.

Associação de Moradores do novo bairro da Serra
A Associação de Moradores será responsável pela gestão das áreas públicas do novo bairro. A ASPEN vai realizar a limpeza, manutenção e paisagismo. Além disso, está em desenvolvimento um aplicativo exclusivo do bairro, que pretende informar os moradores sobre programações culturais, horários de funcionamento de serviços locais, cardápios de restaurantes e demais funcionalidades do dia a dia.