Serra terá bombeiros voluntários contra incêndios florestais

Compartilhe:
O ativista Edson Reis combatendo fogo no morro do Vilante. Foto: Divulgação
Representantes do poder público com os ativistas articuladores da iniciativa. Foto: Divulgação

Por Ana Paula Bonelli

A Serra terá bombeiros voluntários contra incêndios florestais. Trata-se da primeira Brigada de Incêndio Voluntária do Grande Vitória. Os municípios de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá, nas montanhas capixabas, já tiveram experiências semelhantes.

O objetivo do projeto é capacitar e certificar voluntários nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios nas áreas de Proteção Ambiental da Serra. Segundo o representante do GPAMA (Grupo de Proteção Ambiental Mestre Álvaro), Rodrigo Roger, a ideia surgiu por conta da quantidade de incêndios que acontecem no Mestre Álvaro. “O morro da Cavada e do Vilante também sofrem constantemente com fogo. Nosso objetivo é monitorar estas áreas de proteção 24 horas por dia. Já fazemos isto hoje, mas com a Brigada teremos apoio do Corpo dos Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente”, frisa Rodrigo.

Incêndio nas matas do entorno do sítio histórico de São João de Carapina. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra
Incêndio nas matas do entorno do sítio histórico de São João de Carapina. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra

Outro ativista que está a frente do projeto é Edson Reis do grupo Amigos do Mestre Álvaro. “Já atuamos como voluntários há quase quinze anos para preservar o meio ambiente da cidade. Com a Brigada teremos suporte para fazer um trabalho com mais intensidade e o município tem visto a ideia com muito carinho, por ser muito importante para a cidade”, observa.

Do Corpo de Bombeiros, o comandante Natanael Silva de Oliveira da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Serra, destaca a importância da iniciativa. “A primeira turma será de vinte voluntários, mas nosso objetivo é aumentar este número no futuro. Precisamos fazer com que a comunidade tenha consciência e que entenda que a prevenção é muito importante. A maioria das vezes em que há fogo nestes locais é provocado – alguém que fez uma fogueira, ou ateou fogo para  limpar o terreno próximo a mata”, explica.

O comandante disse ainda que os integrantes da Brigada passarão por um treinamento que será ministrado pelo Corpo de Bombeiros. “Para começarmos esta capacitação, vamos precisar dos equipamentos. Quando estes estiverem disponíveis o curso começa e eles estarão aptos para a função”, declara.

O ativista Edson Reis combatendo fogo no morro do Vilante. Foto: Divulgação
O ativista Edson Reis combatendo fogo no morro do Vilante. Foto: Divulgação

A secretária de Meio Ambiente da Serra Andreia Carvalho disse que o projeto é muito importante para o município. “Estamos empenhados e muito animados com a Brigada”.

Segundo o ativista do GPMA Rodrigo Roger, a compra dos equipamentos para os bombeiros voluntários ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma).

Por meio da assessoria de comunicação a  Semma disse que os procedimentos administrativos estão sendo iniciados para que os equipamentos sejam adquiridos no começo de 2016.

 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também