Serra tem novo serviço para o combate à dengue

Compartilhe:

Por meio da Secretaria de Saúde, a Serra contará um novo serviço para combater o mosquito Aedes aegypti: o Borrifamento Residual Intradomiciliar (BRI). A novidade consiste em, basicamente, aplicar o produto nas paredes de edifícios públicos de grande circulação, como escolas e unidades de saúde, após o fechamento desses ambientes. O BRI é eficaz contra mosquitos adultos.

O trabalho será conduzido pela Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) e pelo setor de Controle de Vetores e Endemias. De acordo com a gerente do VAS, Viviane Marins, a estratégia deve proteger a população das arboviroses.

“Com essa nova medida, conseguiremos intensificar a eliminação dos mosquitos adultos em locais de grande circulação, como unidades de saúde e escolas, reduzindo o risco de transmissão da dengue, zika e chikungunya”, disse Viviane.

O produto será aplicado, inicialmente, nas Unidades Regionais de Saúde (URS) no momento do fechamento dos locais. Já foram contempladas as URS de Jacaraípe, Serra Dourada, Feu Rosa e Valparaíso.

A Serra também realiza o trabalho de campo de tratamento domiciliar, com as visitas dos agentes às residências, circulação do carro fumacê e aplicação espacial de inseticida nas vias públicas e bueiros, também são realizadas ações especiais de bloqueio de transmissão.

Nos bloqueios, é realizada a pulverização de inseticida por nebulização, em um raio de 150 metros ao redor do local com caso confirmado de dengue, utilizando inseticida UBV (Ultra Baixo Volume) e máquinas costais motorizadas.

A Vigilância Ambiental em Saúde mantém o serviço do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para solicitar ajuda ou denunciar um foco do mosquito anonimamente, basta ligar para o telefone 3228-5394. Os agentes de combate às endemias irão até o local.

Como combater o mosquito

  • Evite o acúmulo de água parada;
  • Não deixe garrafas destampadas ou cheias de água;
  • Descarte o lixo corretamente;
  • Mantenha caixas d’água e reservatórios sempre fechados;
  • Troque a água dos vasos de plantas aquáticas ou coloque areia nos pratos;
  • Armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também