Serra tem julho ‘calmo’, mas 2020 segue com mais assassinatos

Compartilhe:
Rabecão, veículo de recolhimento de vítimas de mortes violentas, está circulando mais este ano na Serra. Foto: Divulgação/Polícia Civil do ES

Julho foi um mês atípico em relação a violência na Serra, pelo menos em relação a assassinatos. É que foram registrados seis homicídios na cidade no período, número considerado baixo para os padrões observados nas últimas décadas no município.

Tanto que a Serra acabou fechando julho com menos assassinatos que Cariacica (12), Vila Velha (08) e Vitória (07), conforme dados da estatística criminal divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Mesmo com julho menos sangrento, a violência está maior na Serra este ano. Nos sete primeiros meses de 2020, já são 106 assassinatos, contra 81 no ano passado, um aumento de 30%.

E dentre os municípios capixabas, a Serra é onde mais se mata em 2020. Cariacica com 104 mortes e Vila Velha com 85 vêm na sequência.

Espírito Santo

Os números gerais do estado também apontam para crescimento dos homicídios em 2020. De janeiro a julho foram 686 casos, contra 588 no mesmo período, um aumento de 16%. Mas a Sesp ressalta que em agosto houve viés de estabilização, com 73 casos. Esse foi o mesmo número de agosto do ano passado, que já tinha tido o menor número de homicídios desde o início da série histórica em 1996.

A Sesp ainda não divulgou o número de assassinatos por município em agosto.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também