Serra se prepara para enfrentar chuvas

Compartilhe:
Foto arquivo TN - 20-dezembro de 2013
Foto arquivo TN – 20-dezembro de 2013

Ainda estão frescos na memória de quem mora ou trabalha na Serra os prejuízos e o drama de milhares de pessoas com as chuvas do final do ano passado. Com objetivo de articular as ações durante o período chuvoso que virá no final do ano, o município está revisando o Plano de Contingência, Proteção e Defesa Civil.

Segundo a assessoria, o plano define as tarefas de cada secretaria num momento de crise. O documento também será apresentado para outros órgãos envolvidos no atendimento ao público durante o período de chuvas, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu 192. O plano também será apresentado às comunidades por meio de audiência pública, ainda sem data definida.

Paralelamente, o município também está revisando o Plano Municipal de Redução de Risco. Além de apontar as áreas sujeitas a inundações e deslizamentos, este plano tipifica o risco, quantifica moradias que podem ser atingidas e aponta as medidas para minimizar ou erradicar os problemas. Atualmente há áreas de risco em pelo menos 49 bairros da Serra.

 

Núcleos de Defesa Civil

Uma terceira ação é a criação dos Núcleos de Defesa Civil. Estes são formados por moradores de referência em cada bairro, que passam por um treinamento para agir em situação de desastres e também em ações preventivas, além de formar uma rede de informações que pode alertar a Defesa Civil quando uma crise está prestes a eclodir. As informações são da assessoria da PMS.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também