Serra pode ter canal para denúncias de abuso contra menores

A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 em memória de Araceli Cabrera Crespo. Foto: Divulgação
Compartilhe:
Foto: Agência Brasil/Elza Fuiza

Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 633/2025, que dispõe sobre a criação de um canal de denúncia para casos de abuso sexual infantil. A proposta determina que a ferramenta para denúncia será acessível através de telefone, aplicativo de mensagens e website. Também está previsto o anonimato dos denunciantes.

Os telefones serão instalados em locais estratégicos dentro de escolas, instituições públicas e estabelecimentos comerciais, em áreas visíveis e de fácil acesso para crianças e adolescentes. O número do canal para denúncia deve ficar exposto de forma acessível, por meio de cartazes, banners ou outros mecanismos visuais, em locais estratégicos como entrada, salas de aula, corredores e quadros de avisos.

Estabelecimentos deverão colocar cartazes informativos em locais visíveis,
como entradas, caixas de pagamento, balcões de atendimento e áreas de espera.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria
Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, será responsável pela implementação e fiscalização das medidas previstas nesta lei.

A proposta é de autoria do vereador Professor Renato Ribeiro (PDT), que justifica. “Diante dos números de abuso infantil que afligem toda a sociedade, medidas eficazes de prevenção e combate a tais práticas ilícitas devem ser adotadas. O projeto de lei vislumbra a criação de um ambiente mais
seguro para crianças e adolescentes no município de Serra, promovendo a proteção integral de seus direitos”, destacou o pedetista.

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também