Senado aprova cota de gênero nos legislativos de todo o país

Proposta segue agora para a Câmara dos Deputados, onde também será votada
Compartilhe:
A Câmara da Serra conta com uma vereadora entre os 23 que compõem a Casa. Foto: Conceição Nascimento
A Câmara da Serra conta com uma vereadora entre os 23  que compõem a Casa. Foto: Conceição Nascimento
A Câmara da Serra conta com uma vereadora entre os 23 que compõem a Casa. Foto: Conceição Nascimento

Segue para a análise dos deputados federais a Proposta de Emenda à Constituição (Pec 98/2015), que estabelece cotas de gêneros de forma crescente para os próximos mandatos na Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais.

Segundo o projeto, na próxima legislatura 10% das cadeiras serão reservadas para um dos gêneros a partir da próxima legislatura; 12% a partir da segunda legislatura e, na terceira legislatura, 16%. A proposta faz parte do pacote de mudanças propostas na Reforma Política e recebeu, nesta votação em segundo turno, 53 votos a favor e quatro contrários.

Na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), dos 30 deputados, quatro são mulheres: Eliana Dadalto (PTC), Janete de Sá (PMN), Luzia Toledo (PMDB) e Raquel Lessa (SD). Na Serra, dos 23 vereadores, apenas uma mulher, a presidente da Casa, Neidia Maura (PSD).

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também