Saiba o que fazer no caso de ausência sem justificativa nas eleições 2024

O cidadão pode solicitar o registro eleitoral até o dia 19 de maio. Foto: Divulgação
Compartilhe:
A certidão tem validade até o fim do processo eleitoral de 2016. Foto: Divulgação

Eleitores que não compareceram ao 1º e ao 2º turno das Eleições Municipais de 2024 para votar e não justificaram a ausência à urna eletrônica, nos devidos prazos, deverão pagar a multa, por turno,  para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. O valor da multa será definido pela juíza ou pelo juiz eleitoral, em conformidade com a legislação.  

Segundo a legislação, a pessoa habilitada para o voto obrigatório tem o prazo de até 60 dias, contados da data de cada turno do pleito, para justificar a ausência à urna. Para as eleições do ano passado, ambos os prazos já se esgotaram.  

A legislação considera cada turno eleitoral uma eleição independente para efeito de apresentação de justificativa e eventual pagamento de multa. A necessidade de pagamento de multa será adotada quando o pedido de justificativa for rejeitado pelo sistema, quando o preenchimento do formulário contém dados insuficientes ou inexatos, que impossibilitem a identificação da eleitora ou do eleitor no cadastro eleitoral.  

Para consultar a situação eleitoral, siga este passo a passo: 

  • Acesse o Portal do TSE.
     
  • Na parte direita da página de abertura, em “Autoatendimento Eleitoral”, faça a consulta em “Situação eleitoral”, preenchendo os dados requisitados.  

Verificados débitos, é fácil resolver a pendência com alguns cliques. Na aba “Serviços eleitorais”, clicando em “Quitação de multas” e preenchendo o número do título ou do CPF, a data de nascimento e os nomes dos pais, para que possa ser emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU), utilizada para o pagamento dos valores devidos. 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também