Saiba a importância de regularizar a averbação do seu imóvel e evite prejuízos

Compartilhe:

ANDRÉ comprou um lote em 2005, em Vila Velha. Os anos se passaram, e após muitas economias, ele conseguiu realizar a construção de sua casa. Uma casa muito linda por sinal, tem piscina, 2 garagens, quintal amplo, só não tem AVERBAÇÃO.

O proprietário está em dia com o registro e matrícula do terreno, porém faltou averbar a construção da casa. Inclusive, a averbação é obrigatória, sendo tão importante e fundamental quanto ao registro, pois serve para atualizar o registro do imóvel por algum motivo: ampliação ou demolição, por exemplo.

Ademais, com o imóvel irregular, André está sujeito ao pagamento de multas, dificuldade para inventariar, entre outros.

Ressalta-se que se você pretende usar o seu imóvel como garantia para pegar um empréstimo, o seu processo de avaliação e liberação de crédito será ainda mais rápido se todos os documentos estiverem devidamente regularizados.

Lembrando que o requerimento deve ser feito no Cartório de Registro de Imóveis do mesmo local onde se encontra a sua casa ou apartamento.

Procure um advogado(a) de sua confiança e esteja em dia com seu imóvel!

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Gabriel Almeida é jornalista com mais de 10 anos de experiência e editor-chefe do Portal Tempo Novo, um dos principais sites de notícias do Espírito Santo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual. Também é responsável pela coluna Serra Empregos, dedicada à divulgação de vagas e concursos públicos.

Leia também