Rompimento de barragem da Vale piora queda do PIB do ES

Compartilhe:
PIB capixaba sofreu queda pelo 3º trimestre consecutivo. (Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra)
PIB capixaba sofreu queda pelo 3º trimestre consecutivo. (Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra)

O Produto Interno Bruto capixaba (PIB) sofreu queda pelo terceiro trimestre consecutivo. É o que aponta levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) feito em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda foi de 1,3% em janeiro, fevereiro e março – período analisado pelo estudo – em relação ao trimestre anterior. Segundo o IJSN, a principal razão é o recuo na produção industrial, sobretudo da Vale, que viu despencar a exportação e pelotização do minério de ferro em Tubarão após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), no final de janeiro. 

Segundo o levantamento, a indústria extrativa – segmento que engloba minério de ferro e petróleo – recuou 10%. O IJSN aponta que o desempenho ruim da indústria acabou afetando o de outros setores, como comércio, serviços e agricultura.

Minério cai 32%

A exportação de minério de ferro, principal produto que sai dos portos capixabas para o exterior, caiu mais de 30% no mês de maio se comparado a abril. De acordo com o levantamento do IJSN, em maio foram vendidas 983,10 mil toneladas de minério para fora, contra 1.446 milhão toneladas em abril, queda de -32.05%. No volume de vendas, foram cerca de R$375 milhões em maio, contra R$475 milhões em abril.

Apesar de o minério de ferro seguir como principal produto exportado do estado, o montante também diminuiu. Em maio, o produto correspondeu a 17% do total de exportações; já em abril era 27%.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também