Robô criado na UCL disputa xadrez e jogo da velha

Compartilhe:
Os estudantes Gabriel Loyola e João Marcos, com o coordenador de laboratório Ivan Garcia (de branco) em atividade com o robô. Foto: Reprodução UCL
Os estudantes Gabriel Loyola e João Marcos, com o coordenador de laboratório Ivan Garcia (de branco) em atividade com o robô. Foto: Reprodução UCL

Um projeto chamado Jogo da Velha foi desenvolvido pela Faculdade UCL e promete grande destaque na Mostra UCL 2017. Trata-se do braço robô criado pelos professores Vitor Jurtlero e Zirlene Effgen. “Nosso objetivo era trabalhar com os alunos interessados na disciplina de programação e com isso oferecer um desafio, o começo era de um software de inteligência artificial”, conta o professor Vitor.

O software e hardware foram desenvolvidos em aproximadamente 50 dias. E a ideia é que o braço, que já joga o jogo da velha, através de um tabuleiro criado também pelo laboratório da faculdade, jogue também outros jogos como o xadrez e a dama. 

O projeto será apresentado na Arena Acadêmica, onde os alunos e pesquisadores da escola vão expor os projetos integradores de engenharia, design, sistema de informação e outros. O espaço também oferecerá jornada de iniciação científica, palestras, exposição interdisciplinar de engenharia e arquitetura religiosa, workshops de astronomia, energia, inovação e outros.   Mais informações no site mostra.ucl.br. 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também