Riscos da Internet das Coisas

Compartilhe:

Após a sua massificação nos anos 90 e 2000, em um estágio atual que conta com mais de 3,5 bilhões de usuários em todo o globo e aproximadamente 25 bilhões de dispositivos conectados, a Internet entra em uma nova fase: a era da Internet das Coisas, onde não só o seu computador e o seu smarthphone estarão conectados, mas seus aparelhos domésticos, sua casa e até o seu carro.

Repare o impacto que a Internet já teve na educação, na comunicação, nos negócios, na ciência, no governo e na humanidade. Claramente, a Internet é uma das criações mais importantes e poderosas de toda a história humana.

No entanto, toda essa transformação não é nada em comparação com o que está por vir. Praticamente tudo o que você controla poderá ser conectado à Internet e ser controlado por você remotamente. De sua casa todos os seus aparelhos elétricos e eletrônicos, as fechaduras das portas, as webcams que serão instaladas em cada um dos cômodos da residência e inclusive o seu carro.

Tudo isso é inegavelmente maravilhoso. Mas essa nova tecnologia, a princípio estendida para facilitar o nosso dia a dia, precisará garantir o mínimo de segurança para que não corramos o risco que um hacker invada o nosso sistema e controle tudo a distância, podendo causar um incêndio em nossa residência ou até mesmo jogar o nosso carro, enquanto dirigimos, contra um outro veículo em sentido contrário.

A tecnologia está aí, em breve baterá as nossas portas, mas sem recursos de segurança confiáveis, pode ser arriscado aderir a tão esperada Internet das Coisas. Fica o alerta!

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também