Restinga e alagados devastados em Praia Mole

Compartilhe:
Apesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson Soares

Por Anderson Soares

Responsável terá que recuperar o local que faz parte de área protegida. Valor da multa ainda será definido. 

Apesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson Soares
Apesar da área estar embargada, homens trabalhavam no local na manhã desta terça (21). Foto: Anderson Soares

Uma área de restinga e alagado com 2,8 mil m2 foi desmatada e aterrada dentro da Área de Proteção Ambiental Estadual de Praia Mole (Apa) em Praia de Carapebus.Segundo um morador que não quis ser identificado, o responsável pela agressão fez um muro ao redor do terreno onde houve o desmate e o aterro. A obra foi embargada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

Segundo a assessoria de imprensa do Iema, fiscais estiveram no local no último dia 16 de setembro e constataram a irregularidade. A assessoria informou também que o responsável foi notificado a recuperar a área.

O Iema informou ainda que o trabalho de fiscalização contou com a Polícia Militar e que a aplicação da multa será definida após a conclusão do relatório ambiental da vistoria.

O responsável pelo terreno não foi localizado pela reportagem. Apesar de a obra ter sido embargada pelo Iema, na manhã desta terça-feira (21), trabalhadores foram flagrados no local fazendo uso de enxada e picareta, ferramentas utilizadas para limpeza e escavação.

Incêndio

Dias depois da ação do Iema uma área vizinha ao  terreno embargado foi incendiada. Foto: Anderson Soares
Dias depois da ação do Iema uma área vizinha ao terreno embargado foi incendiada. Foto: Anderson Soares

Dias depois da ação do Iema e da Polícia Ambiental, uma área de restinga vizinha ao aterro embargado foi incendiada. O local também faz parte da Apa de Praia Mole. Testemunhas disseram que o fogo consumiu a vegetação que fica bem próximo à praia.

Para ajudar a combater esse tipo de prática na região, o Iema disse que fará placas sinalizando os locais protegidos. Os recursos virão de compensações ambientais de empreendimentos licenciados pelo órgão.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também