Restinga ameaçada com alta temporada em Manguinhos

Compartilhe:
No verão do ano passado a cerca em torno da restinga estava em bom estado. Foto: Bruno Lyra / Arquivo TN
No verão do ano passado a cerca em torno da restinga estava em bom estado. Foto: Bruno Lyra / Arquivo TN

A falta de educação de parte dos milhares de banhistas que têm ido à praia de Manguinhos neste verão mobilizou a comunidade local por conta dos estragos à restinga. Pisoteamento, churrasco e até carros sobre a vegetação, que é de preservação permanente, têm sido registrados.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do balneário, Guilherme Lima, foi solicitado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) que refizesse a cerca que protege a vegetação.

“A ideia é recolocar os tocos e passar fios entre eles, como acontece na praia de Ipanema no Rio de Janeiro. E ter um trabalho intensivo de educação ambiental no verão para conscientizar os frequentadores”, explica.

A secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, confirmou que a prefeitura irá recolocar a cerca. “Inclusive amanhã (hoje, 09) vamos vistoriar os pontos críticos com representantes da comunidade. A intenção é instalar a cerca até o fim de Janeiro, ação que será feita junto com um trabalho de educação ambiental”, conclui.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também