Regularização de atividades é desafio na produção rural

Compartilhe:
Queijo e café. São os principais produtos de José Miguel Fonseca, em Itaiobaia. Foto: Edson Reis
Queijo e café. São os principais produtos de José Miguel Fonseca, em Itaiobaia. Foto: Edson Reis
Queijo e café. São os principais produtos de José Miguel Fonseca, em Itaiobaia. Foto: Edson Reis

Por Ayanne Karoline

Mesmo sendo um celeiro industrial e apresentando características completamente urbanas, há vida rural na Serra. São mais de 2.800 produtores, mas somente 770 propriedades são registradas. Além de alimentos e insumos, também existe a criação de gado. Por ano, são cerca de 5 milhões de litros de leite e 13 mil toneladas de carne de corte.

Os dados são da Secretaria Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), e ainda revelam que as atividades rurais da cidade são a cafeicultura, pecuária de corte e leite, fruticultura (coco), aquicultura, tomate, pimenta do reino, mandioca, banana, heveicultura, milho, apicultura, além do turismo rural.

A produção é distribuída para a Ceasa, laticínios, frigoríficos, restaurantes, diretamente ao consumidor, além das cooperativas de Linhares e Viana.

Já o presidente da Associação de Produtores Rurais da Serra, Joel Falqueto, disse que setor sofre com a falta de apoio dos órgãos públicos. Ele conta que o Governo Federal teria repassado máquinas específicas para a atividade e estas estariam sendo utilizadas na área urbana pela Prefeitura.

O baixo número de produtores que sobrevivem das atividades e a insistência do produtor em não retirar nota fiscal ou fazer isso em outra cidade são fatores que estariam desestimulando investimentos no setor, avaliou Falqueto.

Já a prefeitura informou que disponibiliza máquinas, assistência técnica, além de cursos, palestras e seminários. Acrescentou que os produtores estão sendo visitados para identificação da produção e receber orientação sobre nota fiscal e seus benefícios.

Atividade agrícola do município da Serra

Atividades Área plantada – ha Produção
Café 778 18000 (sacas)
Seringueira 780 14000 (toneladas)
Banana 12 59 (toneladas)
Coco Anão 57 980400 (unidades)
Milho (Forrageiro) 37 592 (toneladas)
Tomate 30 1800 (toneladas)
Mandioca 15 150 (toneladas)
Eucalipto 8500 2125000 (m3)

Fonte: IBGE/LSPA do Estado do Espírito Santo (Abril/2015)/Incaper – Serra.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também