PSDB da Serra faz convenção sem definir apoio a prefeito

Vivo Vandinho Leite
Vandinho Leire é presidente da comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa. Crédito: Gustavo Cardoso
Compartilhe:

Vivo Vandinho Leite

Neste domingo (04), o PSDB fará sua convenção às 9h na Associação de Moradores de Barcelona. O evento vai homologar as candidaturas dos vereadores, porém, ainda deve ficar em aberto a composição partidária para a disputa majoritária. Isso porque três partidos disputam a aliança com os tucanos, do deputado Vandinho Leite: o PP, do pré-candidato Audifax Barcelos; o Republicanos, do candidato Pablo Muribeca; e o PDT, do pré-candidato Weverson Meireles.

Informações internas do PSDB apontam que o evento deve decidir por Nilza Cordeiro como o nome escolhido pelo grupo para a vice na chapa — uma condição que Vandinho tem colocado à mesa. Isso porque Nilza é profissional na área de saúde, que tem sido uma questão chave na Serra; ela já ocupou funções de direção em unidades de saúde e unidades de pronto atendimento. Foi diretora da Assembleia Legislativa e atualmente preside o PSDB Serra.

A escolha do nome vai passar pelo crivo do grupo, e considerando que foi Nilza quem coordenou a montagem da chapa dos vereadores do partido, e detém forte apoio e confiança deles, tudo aponta que ela seja a escolhida.

Um segundo nome que se especula é o do presidente da Associação dos Pastores Evangélicos da Serra, conhecido como pastor Marcelo. Caso a opção do grupo durante o evento seja por Nilza, pastor Marcelo deve ser apresentado pelo PSDB como uma indicação para composição de equipe no primeiro escalão, caso a chapa escolhida pelo PSDB ganhe a eleição.

A estratégia de Vandinho é tentar ganhar tempo para avaliar como serão encaminhados os rumos na reta final do calendário eleitoral.

O período de realização de convenções partidárias teve início no dia 20 de julho e vai até 5 de agosto de 2024. Conforme a lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), é obrigatório que qualquer pessoa que pretenda concorrer a um mandato eletivo seja submetida à convenção partidária, com exceção de algumas situações previstas na legislação.

Com a participação de filiadas e filiados da legenda, as convenções partidárias podem ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido. É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir a estrutura interna, a organização e o funcionamento do evento. No entanto, todas as decisões tomadas na ocasião precisam ser registradas em uma ata, que deve ser apresentada para efetuar o registro de candidatura. Até o dia 15, tudo isso precisa ser apresentado à Justiça Eleitoral, fase em que não poderá mais haver mudanças.

Picture of Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também