Projeto pode reduzir proteção ambiental em áreas urbanas

Compartilhe:

 Já está na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 194/2017, que propõe mudanças ao Plano Diretor Municipal da Serra (PDM), Lei 3.820/2012. A matéria contém nove artigos, que regulamentam espaços como estacionamentos e áreas ambientais.

 De acordo com o documento no caso de zona indicada como de proteção ambiental, dentro do perímetro urbano, cujas características não se configurem como tal, “a Secretaria de Meio Ambiente sempre deverá analisar a possibilidade de sua ocupação, observando os índices da zona limitante”, exceto nas unidades de conservação.

O novo texto prevê ainda que áreas classificadas como Zona de Proteção Ambiental 02, localizadas no interior da área urbana ficam declaradas passíveis de uso, por meio de licenciamento junto à Secretaria de Meio Ambiente. 

Além desse, também sofreu ajustes o artigo 60, que trata da exigência de vagas em prédios públicos, como creches, escolas e unidades de saúde.

Também houve alterações no 353 e foram inseridos os parágrafos 6 e 7, que trata da dispensa de EIV e RIU para casos específicos.

 Vereadores já adiantaram que pretendem realizar audiências públicas para debater o projeto. É o caso de Nacib Haddad (PDT).

“Vamos fazer audiência pública. A prefeitura disse que já realizou as audiências e anexou ao projeto. Fiz um requerimento solicitando cópia das atas das audiências. Toda alteração ao PDM tem que audiência pública correspondente ao tema da mudança. É preciso dar publicidade para qualquer cidadão participar”, explicou o parlamentar. 

O líder do prefeito na Câmara, Luiz Carlos Moreira (PMDB) foi procurado nesta quarta e quinta-feira, mas não houve retorno.

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também