Projeto ‘Olha o Sabão’ troca óleo de cozinha usado por alimentos na Serra

Compartilhe:
Sabão feito com óleo de cozinha usado reduz impactos ambientais e gera renda em Central. (Foto: Projeto Olha o Sabão)
Sabão feito com óleo de cozinha usado reduz impactos ambientais e gera renda em Central. (Foto: Projeto Olha o Sabão)

O projeto Olha o Sabão, da Associação de Micro e Pequenos Empreendedores de Central Carapina (Ampe Central) vai realizar o dia da Troca Solidária. Será no próximo sábado, das 9h às 15h, na praça principal do bairro.

Segundo o presidente da Ampe, Jarbas Silva, vai ter roda de conversa, oficinas e a troca solidária, que consiste na troca de óleo de cozinha usado por 1 kg de alimento não perecível, além de barras de sabão. No mesmo dia, também serão realizadas oficinas e a distribuição de informativos do Olha o Sabão, que já está em fase de produção.

“Um dos principais objetivos do projeto é a preservação do meio ambiente, ao se evitar que o óleo de cozinha já usado polua rios, córregos e mar, já que terá outro destino, que é a fabricação do sabão. Outra finalidade é a geração de renda para comunidade de Central Carapina”, pontua Jarbas.

Segundo o ativista, o produto fabricado dentro do projeto também é comercializado em vários estabelecimentos do bairro para, assim, angariar recursos à Ampe Central e ao Banco Passarela, um agência que presta serviços comunitários aos moradores e financia projetos de qualificação e geração de renda.

A iniciativa Olha o Sabão tem o apoio da Ong Moradia e Cidadania, Fundo Socioambiental Casa e do Banco Comunitário Passarela.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também