Projeto de Lei propõe integração de câmeras privadas ao monitoramento da Serra

câmeras privadas
Compartilhe:
O vereador George Guanabara é autor do projeto que propõe integração de câmeras privadas ao monitoramento da Serra. Foto: Divulgação

Está tramitado na Câmara da Serra o Projeto de Lei 802/2025, que propõe o compartilhamento de imagens de câmeras privadas da cidade para fortalecer o monitoramento da segurança pública e da gestão de programas municipais. A proposta estabelece uma parceria com a iniciativa privada, utilizando o uso público das imagens para prevenir e investigar ilícitos nas ruas da Serra.

Segundo o projeto, as imagens poderão ser cedidas de forma voluntária por pessoas físicas ou jurídicas à Secretaria Municipal de Defesa Social, mediante termo de adesão e doação de acesso ao circuito de câmeras, com garantia da manutenção da segurança da informação e dos dados pessoais envolvidos.

Leia também:

Quer aprender compostagem? Serra oferece oficina gratuita

Câmeras privadas

O autor do projeto é o vereador George Guanabara (PODE). Ele explica que a iniciativa cria um marco legal inovador e estratégico para o aprimoramento da segurança pública na cidade.

“A proposição, ao instituir a CICP, apresenta uma solução inteligente e
economicamente viável: aproveitar a vasta infraestrutura de câmeras de segurança já existente no setor privado (comércios, residências, condomínios, empresas), integrando-as ao sistema de monitoramento municipal”, disse o vereador ao TN.

De acordo com George, o Projeto de Lei está solidamente fundamentado nos princípios da legalidade, publicidade, eficiência e interesse público, inerentes à Administração Pública. “Além disso, a proposta foi concebida em estrita conformidade com as legislações federais e estaduais aplicáveis”, defendeu o parlamentar.

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também