Projeto de empregados da Caixa leva educação e cidadania para crianças na Serra

Foto: divulgação
Compartilhe:
Foto: divulgação

O Projeto Integração, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/ES, desenvolvido em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, vem transformando vidas na Serra. A iniciativa oferece atividades de educação, esporte e lazer a crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social que vivem no bairro Bicanga.

Mais do que um programa de apoio, o projeto reafirma um compromisso com os direitos previstos na Constituição Federal, que garante a toda criança acesso à educação, alimentação, saúde, cultura, esporte e lazer — ainda um desafio em muitas regiões vulneráveis do país.

Na tarde da quinta-feira (5/06), o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, visitará o projeto para conhecer de perto as ações desenvolvidas pele entidade que preside. O Projeto Integração atende atualmente cerca de 45 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, moradoras de comunidades vulneráveis próximas à sede da Apcef/ES, além de 20 mulheres com mais de 18 anos, todas integrantes do núcleo familiar dos menores.

As atividades incluem rodas de conversa e ações de conscientização sobre igualdade de gênero, combate à discriminação e à violência contra mulheres e meninas. Também são oferecidas oficinas de jogos educativos, incentivo à leitura e cursos de qualificação profissional voltados às mulheres da comunidade — com prioridade para as mães e responsáveis pelas crianças atendidas.

“Sinto-me honrado em conhecer de perto esse projeto que tem contribuído para a transformação social da vida dessas crianças e de seus familiares. Esse é o maior exemplo de que, quando unimos esforços, conseguimos fazer grandes coisas”, afirmou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

O Projeto Integração é mais uma entre diversas iniciativas apoiadas pela Fenae em todo o Brasil, que têm como foco a promoção da cidadania e o fortalecimento de comunidades por meio da atuação solidária dos empregados da Caixa.

Leia também