Morador da Serra implanta biblioteca solidária em empresa de logística

Compartilhe:
biblioteca solidária
Jean Nay, é morador de Chácara Parreiral, na Serra, e idealizador do projeto Biblioteca Solidária abraçado pela unidade da Translovato Vitória, empresa do Grupo BBM Logística. Crédito: Divulgação

Um simples gesto pode transformar o ambiente de trabalho — e a vida de muitas famílias. Foi o que aconteceu na unidade da Translovato Vitória, empresa do Grupo BBM Logística, com a criação da Biblioteca Solidária: um projeto que une incentivo à leitura, acolhimento e vínculo afetivo entre colaboradores.

A ideia surgiu de forma espontânea, pelas mãos do colaborador Jean Nay Araujo Faria, apaixonado por livros. Jean que é morador de Chácara Parreiral, começou a levar exemplares para a empresa após receber doações, até perceber que a iniciativa poderia crescer. E cresceu.

“O objetivo é promover uma qualidade de vida para os colaboradores da empresa, principalmente as mães para que elas tenham acesso à livros de qualidade que são capazes de produzir uma consciência coletiva sobre a importância da leitura e seus efeitos em suas respectivas famílias”, disse Jean ao Tempo Novo.

Com o apoio de Diego Lopes Morais, Técnico de Segurança do Trabalho (TST), e Júlia Bispo Leão, Analista de Recursos Humanos, a biblioteca ganhou um espaço acolhedor e organizado dentro da empresa. No local, os colaboradores podem retirar livros gratuitamente, fortalecendo o acesso ao conhecimento e incentivando o hábito da leitura — principalmente entre as famílias.

+ Vereador da Serra quer proibir ‘atendimento médico’ a bebês reborn e propõe multa de até R$ 15 mil

“Desde que cheguei à empresa, há cinco meses, fiquei encantada com o carinho e dedicação do Jean”, conta Júlia Leão e acrescentou:

“As mamães da equipe amam levar livros infantis para os filhos. Decidimos somar forças e já temos planos para novas melhorias no espaço. Desde o primeiro momento, me emocionei com o cuidado dele em incentivar a leitura entre as famílias dos nossos colaboradores. A biblioteca tem como público principal as crianças — e é lindo ver como as mamães retiram livros com tanto carinho para levarem aos seus pequenos”.

Jean com Diego Lopes Morais, Técnico de Segurança do Trabalho (TST), e Júlia Bispo Leão, Analista de Recursos Humanos que abraçaram o projeto desde que foi apresentado. Crédito: Divulgação

Diego também reforça o impacto do projeto. “O Jean entende que leitura vai muito além do entretenimento. Ela é uma ponte para o pensamento crítico, o desenvolvimento humano e a construção de cidadãos mais conscientes. O que ele está fazendo é mágico. A reação dos colaboradores foi de imensa alegria, pois todos perceberam que essa iniciativa fortaleceria o bem-estar de todos”.

Além da biblioteca estar em pleno funcionamento, o projeto segue aberto a novas doações. Interessados em contribuir com livros podem entrar em contato pelo WhatsApp da empresa (27) 99232-2914.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também