Professor da Serra transforma ameaça em acolhimento e ganha homenagem

Compartilhe:
Nourival em meio aos alunos da escola Maria Penedo, em Valparaíso. Foto: Reprodução Facebook

O ano é 2007. O professor Nourival Cardozo Júnior da Escola Estadual Maria Penedo, em Valparaíso, foi ameaçado por um aluno que já o hostilizava há tempos. Dias depois, esse mesmo estudante foi baleado e Nourival decidiu ir visitá-lo no hospital. Ocasião em que o adolescente abriu o coração e relatou seus dramas para o professor, que a partir dessa experiência, nunca mais foi o mesmo.

A situação inspirou Nourival a criar o projeto Oficina do Afeto. Trata-se de uma iniciativa de ajudar alunos ouvindo suas histórias para auxiliar no suporte emocional a eles.  Esse e outros ensinamentos do professor, que é da área de Geografia, lhe renderam um grande abraço coletivo na última segunda-feira (08) na Escola Maria Penedo. Participaram cerca de 600 estudantes, professores, equipe pedagógica e demais funcionários.

O professor, após 34 anos de magistério – 14 deles na Maria Penedo – está se aposentando. “Organizamos essa justa homenagem para um profissional tão querido e dedicado aos alunos. Ele é uma grande referência para nós. Tanto que vieram até colegas já se aposentados e outros que não estão mais na escola”, frisa a pedagoga Graziela Sarcinelli Brum Saraiva.

Aluno do 9º ano e morador de Novo Porto Canoa, Matheus Silva Santana, disse que entrou na Maria Penedo só em 2019, mesmo assim esses poucos meses de aula com Nourival foram marcantes. “Todos tem um carinho muito grande por ele ter feito tantas coisas boas nos anos que passou na escola. Alunos de todas as turmas se enfileiraram  desde a primeira sala até a quadra. Todos eles colocaram um bigodinho de EVA para lembrar o bigode do professor, sempre muito engraçado. Foi uma homenagem linda, Nourival foi aplaudido por todo o trajeto e se emocionou”, descreve.

Pelas redes sociais, outros alunos e ex-alunos de Nourival se manifestaram. “Sempre agradeço por ter sido sua aluna. Um ótimo professor e uma grande pessoa!!!”, escreveu Fernanda Brune.

“Não tem palavras pra descrever o amor que eu tenho por esse ‘Paifessor’ “, declarou Alessandro Souza.

As ideias de Nourival que inspiraram a Oficina do Afeto foram retratadas num pequeno documentário de 15 minutos, publicado na página da escola Maria Penedo ano passado, que pode ser visto clicando aqui.

 

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também