Primeiro mutirão veterinário da Serra atende mais de 100 animais num único dia

Compartilhe:
veterinário Serra
O projeto da Prefeitura da Serra proporcionou atendimento veterinário essencial para muitos animais – alguns deles sendo atendidos pela primeira vez. Crédito: Divulgação

Mais de 100 atendimentos foram realizados no primeiro evento da Serra voltado ao atendimento veterinário gratuito para animais de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto piloto, intitulado Clínica Pet no Serra + Cidadã, aconteceu em Planalto Serrano, no bloco B, no último sábado (22).

Conforme a Secretaria de Direitos Humanos, a iniciativa foi um sucesso e teve grande adesão da população, proporcionando atendimento veterinário essencial para muitos animais – alguns deles sendo atendidos pela primeira vez.

De acordo com apuração do Tempo Novo, durante a ação, foram realizadas 110 consultas, marcações para castração, exames e vermifugação. Além disso, foram arrecadados 350 quilos de ração, que serão destinados a pets em situação de vulnerabilidade.

Por se tratar de um projeto piloto, a Secretaria irá avaliar os resultados para considerar sua inclusão nas próximas edições do Serra + Cidadã, reforçando o compromisso com o bem-estar animal e o acesso gratuito a serviços veterinários. Atualmente, a cidade conta com o programa Arca (Animais Resgatados Cuidados e Acolhidos), criado por meio do Decreto nº 2.274, de 2022.

+ Serra dispara em lançamentos e vive auge imobiliário da década, aponta pesquisa

A vereadora Raphaela Moraes, conhecida por sua atuação na causa animal, destacou a importância da ação.

“Dos 50 animais atendidos, 46 nunca haviam tido acesso a atendimento médico veterinário! Outros 16 tutores receberam orientações sobre cuidados básicos como vermífugos, antiparasitários, vacinas, banho e cuidados com a pele. Além disso, cadastramos 40 fêmeas para castração. Ver tudo isso acontecer numa região tão carente da Serra deixa meu coração quentinho… Claro que não é possível salvar todos e fazer tudo ao mesmo tempo, mas é possível, aos poucos, mudar o rumo dessa história”, afirmou a parlamentar.

Programa Arca

Por meio do Programa Arca, os moradores da Serra podem:

  • Solicitar recolhimento de animais sem tutor que tenham sofrido atropelamento ou apresentem ferimentos graves, como fraturas, hemorragias, mutilações ou eviscerações

Presenciou maus-tratos a animais?

? Fiscalização Ambiental: (27) 99951-2321

Saiba mais

Animal agressor ou com esporotricose?

? CCZ – Zoonoses: (27) 3228-4709

Programa Arca da Serra

? (27) 98166-0447 | (27) 3291-2399

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também