Na manhã desta quarta-feira (9), a presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, estará na Serra para participar do 226º Café de Negócios, promovido pela Associação dos Empresários da Serra (ASES). O evento acontece a partir das 7h40, no Steffen Centro de Eventos, em Jardim Limoeiro.
Engenheira civil e especialista em gestão de projetos, Luana conduzirá a palestra “ESG na Prática: O Impacto que Move Negócios e Abre Novos Mercados”, em um painel com empresários, autoridades públicas e especialistas.
O objetivo é discutir os impactos reais e as oportunidades que os princípios de ESG (ambiental, social e governança) proporcionam para o ambiente de negócios.
Experiência da Serra será tema
Durante o encontro, Luana abordará o papel do saneamento básico como vetor de transformação socioambiental, destacando os desafios e os avanços rumo à universalização dos serviços no Brasil. Um dos focos será a experiência do município da Serra, que atualmente possui mais de 94% de cobertura de esgoto — um índice superior à média nacional e acima das metas previstas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
Leia também
De acordo com dados apurados pelo jornal Tempo Novo, a Serra ocupa a 51ª posição no ranking nacional do Instituto Trata Brasil, que avaliou o saneamento básico em 100 cidades brasileiras. Na cidade, o serviço de coleta e tratamento de esgoto é operado pela Ambiental Serra, empresa concessionária da Aegea Saneamento, em parceria público-privada com a Cesan, desde 2015.
Luana também deve abordar temas como a descarbonização — um desafio global que exige inovação urbana e cooperação entre setores — e o papel estratégico do saneamento nesse contexto.
Leia também:
Serra lança livro de colorir com pontos turísticos e faz sucesso com as crianças
Além disso, a presidente do Trata Brasil comentará sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos da universalização dos serviços, a participação da iniciativa privada e tecnologias em debate na Serra, como a proposta de implantação de um emissário submarino com tratamento primário, modelo já utilizado com sucesso em outros países.
O evento contará ainda com a participação de Guilherme Barbosa, fundador da startup ECO55 e especialista em economia e mitigação das mudanças climáticas. Guilherme abordará os caminhos da descarbonização e os riscos e oportunidades da transição para uma economia de baixo carbono.
A mediação será feita pela jornalista e consultora Andréia Lopes, que conduzirá o bate-papo entre os painelistas e o público.
As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas no site oficial do evento: www.caneg.com.br.
Serviço
• Evento: 226º Café de Negócios ASES – “ESG na Prática”
• Data: Quarta-feira, 9 de julho de 2025
• Horário: A partir das 7h40
• Local: Steffen Centro de Eventos – Jardim Limoeiro, Serra (ES) • Inscrições: www.caneg.com.br