Prefeitura tenta conter aumento nos casos de dengue na Serra

Compartilhe:
Agentes mostram armadilha utilizada para combater o mosquito. Foto: Gabriel Almeida

Com quase 16 mil casos e sete mortes por dengue, a Serra continua enfrentando um crescimento nos registros da doença este ano. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) mostram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento nos casos é de mais de 2.100%. A Sesa afirma que está lutando no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.

Este ano são 15.958 casos, enquanto no ano passado eram 719 confirmações. Zika e chikungunya não tiveram nenhuma morte registrada, sendo confirmados, respectivamente, 116 e 61 casos na cidade em 2019.

Sobre o aumento nos casos, a prefeitura disse que a Sesa intensificou suas ações em várias frentes, desde campanhas educativas para conscientização da população até medidas diretas contra o mosquito como: telagem de caixas d’água, bloqueio nos pontos críticos, colocação de larvicida, visita às residências e também a locais estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas).

Ainda segundo a prefeitura, a Serra é a cidade que mais possui armadilhas para o mosquito no Estado e faz o monitoramento de mais de 1.100 equipamentos semanalmente. Essas armadilhas servem para o município saber onde se encontra os maiores focos d mosquito transmissor e dessa forma pode intensificar ações naquele local.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também