Prefeitura gasta mais de 7 milhões por ano para limpeza de lixões

Esta quantia pode diminuir se o morador passar a utilizar o projeto João de Barro, que recebe entulhos, móveis e outros resíduos.
Compartilhe:
O lixão de Jardim Tropical é um dos piores do município. Foto: Arquivo TN / Gabriel Almeida

Por Gabriel Almeida

Mais de 7 milhões. Esse é o valor que o morador da Serra paga para que a Prefeitura limpe todos os 600 pontos irregulares de descarte de lixo espalhados pela cidade.

A informação é do secretário de Serviços da Serra, Samuel Dias que frisou que um dos piores lixões fica em Jardim Tropical.  A reportagem do Jornal Tempo Novo,  esteve neste bairro, em julho deste ano, e presenciou vários moradores descartando todo tipo de material no local, que fica em frente a uma creche municipal e ao lado de uma escola.

Os pontos viciados se espalham pela cidade e geram um custo de 630 mil reais por mês aos cofres públicos.

Mas o próprio morador pode ajudar para que essa quantia seja diminuída e utilizada em outros benefícios para a população. Isso porque no município existe o projeto João de Barro que fica em Novo Porto Canoa, onde todos os moradores podem descartar entulhos, restos de móveis e outros resíduos, menos lixo doméstico que é recolhido semanalmente nos bairros.

Qualquer morador da Serra pode depositar até 10 sacos de entulho e outros móveis no local. “Qualquer pequeno gerador pode ir até o local e depositar o lixo produzido por ele mesmo”, explica Samuel.

IMG_3776
Principalmente carroceiros usam o ponto irregular em Jardim Tropical para descartar todo tipo de resíduo. Foto: Arquivo TN / Gabriel Almeida

O secretário ainda pede  que a população não jogue lixo em locais irregulares. “O caminhão do lixo passa nas comunidades três vezes por semana e já existe multa para quem for pego jogando lixo nesses pontos clandestinos”, explica o secretário.

É importante reforçar que o projeto não recolhe entulho do grande gerador. Quem produz mais de 10 sacos de resíduos deve contratar uma empresa que recolhe o material e o descartar em pontos legalizados.

O João de Barro fica aberto das 8h às 17h00 e funciona de segunda a sexta. O lixo depositado no local é recolhido pela prefeitura que tem convênio com uma empresa que descarta todo material em local correto próximo a rodovia do Contorno.

Para mais informações sobre o projeto, o telefone do João de Barro é 3341-4153. Agora, se o caso for de denúncia de flagrante de descarte irregular o morador pode ligar para o 0800 283 97 80 ou 3291-7435.

Picture of Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de ano anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também